Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Águia - Real



A Águia-real é uma espécie sedentária e entre as características morfológicas destaca-se o seu grande porte, que pode variar ligeiramente de região para região. No caso das populações dos Himalaias e da Ásia Central, o macho pesa cerca de 4Kg e as fêmeas cerca de 6Kg. Nas populações do Nordeste da Europa e da América do Norte, os machos pesam cerca de 3,5Kg e as fêmeas 5Kg. Em termos de dimorfismo sexual, para além da diferença de peso existente entre os dois membros do casal, existe uma diferença evidente no tamanho, sendo o macho mais pequeno 20 cm em altura e cerca de 30 cm em envergadura que a fêmea. A coloração das retrizes é outro aspecto evidente na diferenciação do sexo pois, em geral, o macho apresenta maior número de manchas transversais escuras na cauda.

Em voo as águias reais podem confundir-se com outras grandes aves planadoras escuras como o Grifo ou o Abutre-preto. Nesses casos a observação da cauda e cabeça mais proeminentes (ao contrário da causa atarracada dos abutres), as asas rectas com apenas a ponta das asas dobrada para cima, e o aspecto mais veloz e activo do seu voo são os aspectos mais determinantes na sua correcta identificação, em espacial a grandes distâncias.

As diferenças entre adultos e juvenis são mais notórias que entre os sexos, especialmente em voo, pois os juvenis apresentam uma mancha branca nas asas (primárias e secundárias parcialmente brancas), e na cauda as retrizes são brancas com barra terminal preta. Progressivamente até idade adulta (4 anos) as penas parcialmente brancas vão sendo substituídas por penas castanhas, ou castanho acinzentado. Em termos de aspecto geral a coloração da ave adulta é castanha, com a nuca dourada, podendo em alguns caso conservar alguma cor esbranquiçada na cauda.

Sem comentários: