Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gaio Azul



 
Nome comum: Gaio-azul
Nome científico: Cyanocitta cristata
Nome em inglês: Blue jay
Filo: Chordata
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Comprimento: 29 cm
Alimentação: amplamente variada
Características: Residência permanente, pés e pernas adaptados ao empoleiramento.


Gaio-Azul
 
 
O gaio-azul é muito conhecido pelo som áspero de seu pio. Mas essa ave barulhenta e briguenta também é capaz de cantar suavemente, com um som semelhante ao de uma flauta. Esse som é comum nos bosques onde habita, no início da primavera. O gaio-azul é uma ave de má fama, porque invade o ninho de outras aves e come seus ovos e filhotes. Mas seu cardápio inclui também muitos insetos grandes, rãs, sapos e até sementes e nozes. Da mesma forma que o esquilo, o gaio esconde bolotas de carvalho na terra para consumir depois. E, freqüentemente, essas bolotas brotam, dando origem a carvalhos. Por essa razão, o gaio é chamado de "plantador de carvalhos". O gaio-azul vem prontamente ao local onde lhe é oferecida comida.


Gaio-Azul
 
 
É provavelmente uma das aves menos tímidas, que forma bandos barulhentos durante certas épocas do ano. Sua ocorrência é ampla na América do Norte. Encontra-se espalhando desde a península do Labrador até o sul e oeste dos Estados Unidos.

Gaio-Azul
O gaio-azul (Cyanocitta cristata) é um ave passarinha e membro da família dos corvos (Corvidae) originário da América do Norte. É adaptável, agressivo, e omnívoro.

Gaio-Azul
 

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Cyanocitta
Espécie: C. cristata
Nome binomial: Cyanocitta cristata

Descrição

O gaio azul mede 30 cm desde o bico até a cauda e pesa 70-100g , com uma envergadura de 34-43 cm. A sua plumagem é azul na cabeça, no dorso, nas asas, e na cauda. O resto do seu corpo é branco-acinzentado com umas listas pretas na cara, nas pontas das asas, e na cauda. O bico, as patas, e os olhos são pretos. Tem uma coroa de penas na cabeça que pode elevar e abaixar de acordo do seu humor. Como nos outros pássaros de cor azul, a coloração do gaio azul não deriva-se dos pigmentos, mas é resultado da refracção da luz nas penas. Se uma pena do gaio azul é esmagado o azul desaparece; isto chama-se coloração estrutural.

Distribuição e Habitat

O gaio azul só vive na América do Norte, desde a parte meridional da Canadá até Texas e Florida. O seu alcance estende-se até as regiões áridas no oeste dos Estados Unidos. Multiplica-se em bosques, parques, e em áreas residenciais.

Comportamento

O gaio azul é geralmente agressivo e afugenta a outras aves de lugares onde há comida. Também tenta de afugentar a qualquer predador que acerca-se ao seu ninho, até as aves de rapina e os humanos. Às vezes, o gaio azul rouba ovos e pintainhos dos ninhos de outros pássaros. Gaios jovens têm tendência a coleccionar objectos brilhantes, como tampas das garrafas, e pedaços de folha de alumínio. Na cativeiro, alguns gaios azuis podem aprender a usar ferramentas para obter comida.

Vocalização

A voz deste pássaro é muito variado, mas o som mais reconhecido é a sinal do alarme, a qual é um grito como o de uma gaivota. Usa esta sinal com outros sons altos para afugentar aos predadores, como os falcões. Os gaios azuis também usam muitos sons baixos entre eles para comunicar-se. Como outros córvidos, os gaios azuis podem imitar muitos sons, até mesmo a voz humana.

Dieta

Este ave é omnívora e come quase qualquer coisa que pode conseguir, como as sementes, o grão, frutas, bagas, insectos, pão, ovos, carne, etc. Um dos seus alimentos mais preferidos é a bolota.

Reprodução

A temporada de criação começa no meio do Março e continua até o Julho. Pode construir o seu ninho de paus, musgos, etc. em qualquer árvore ou arbusto, mas as perenifólias são preferidas. Os gaios azuis são monógamos. Ambos sexos construem o ninho e criam os pintainhos, só a fêmea incuba os 4-5 ovos por 16-18 dias, mas o macho traze-lhe comida durante este tempo. Depois de 17-21 dias os pintainhos saem do ninho, mas toda a família viajam e procuram comida juntos até o outono.
Fonte: pt.wikipedia.org
Gaio-Azul

Gaio Comum

Garrulus glandarius

Um banho de formigas para conservar as penas Curioso, vivaz, barulhento, com bigode preto e traseiro branco, o gaio comum ocorre em todas as regiões temperadas da Europa. Quando está agitado, sua crista fica em pé. O gaio não voa bem e pula desajeitadamente pelo chão. É apanhado facilmente pelas aves de rapina. Por esse motivo evita os espaços abertos e prefere as florestas e os parques arborizados.
Gaio Comum
 
O gaio é facilmente domesticado. Pode aprender a falar e imita muitos ruídos e sons emitidos por outros animais. Como todos os outros gaios, o gaio comum gosta de acumular comida. No outono, ele enche as bochechas e o papo com nozes. Procura um lugar tranqüilo para regurgitá-las e descascá-las; come algumas e esconde o resto para comer no inverno. O gaio comum às vezes toma um banho de formigas. Senta-se sobre a cauda, espalha e achata as asas e deixa as formigas andarem por todo o seu corpo.


    Acredita-se que o ácido fórmico segregado pelas formigas ajude, de alguma forma, na conservação das penas. Existem muitas espécies de gaio, entre elas o gaio azul da América do Norte, o gaio siberiano, o gaio cinzento do Canadá e o gaio turquesa dos Andes, na América do Sul.

FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Corvidae
CARACTERÍSTICAS
Comprimento: cerca de 30 cm
Ovos: 5 ou 7, uma vez por ano
Onívoro

    Reúne-se em bandos no final do inverno e princípio da primavera


http://www.youtube.com/watch?v=hKIZHhyWkuE

Sem comentários: