Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Coruja Das Torres


o que são...

Espécie cosmopolita, é muito útil por capturargrande número de roedores. No entanto, o seu voo silencioso e fugaz e o seu grito fantasmagórico, levaram à associação adiversas superstições, frequentemente emseu desfavor.

A Coruja-das-torres, Tyto alba, é uma ave derapina nocturna, pertencente à Ordem dos Strigiformes e à Família Tytonidae.

Tem um comprimento de cerca de 35 cm, uma envergadura que varia entre os 85 e os 93 cm e pesa entre os 200 e os 400 gramas, sendo as fêmeas normalmente maiores doque os machos. Uma das características das corujas desta família é possuírem uma faceem forma de coração.

A plumagem destaespécie é branca no ventre, na face e na parte inferior das asas. As costas e a partesuperior das asas são douradas, com manchas cinzentas e pintas brancas epretas.

As patas são longas e os olhos são pretos.Esta espécie tem sofrido umdeclínio moderado na maiorparte dos países europeus. Este declínio parece estar associado àintensificação da agricultura, àutilização de pesticidas, aoarmazenamento dos cereais emsilos e à subsequente redução deroedores e ao desaparecimento de cavidades naturais e artificiaispara nidificação.

Também o desenvolvimento das redes viárias e ao aumento do tráfego resulta em atropelamentos e na mortalidade a eles associada. Por esta razão, a Coruja-das-torres está classificada naEuropa como uma SPEC 3,ou seja, espécie cuja população global não estáconcentrada na Europa, mas que tem um estatuto deconservação desfavorávelnesse continente.
--------------------------------------------------------------------------------


A observação de espécies nocturnas reveste-se sempre dedificuldades acrescidas. No entanto, embora não seja aconselhável perturbar estes animais durante o dia, acontece com alguma frequência quando se entra num celeiro ou noutra construção abandonada, encontrar uma Coruja-das-torres. Também quando se viaja de automóvel por regiões em que estas ocorrem, como no Alentejo ou na lezíria ribatejana, não é invulgar verem-se a atravessar a estrada, ou pousadas em postes ou cercas.

Em Portugal, como no resto da Europa, as Corujas-das-torres habitam,preferencialmente, zonas de campos agrícolas, com sebes, taludes e matos.

Frequentemente nidificam em construções abandonadas, em chaminés, sótãos, celeiros, armazéns ou torres de igrejas,mesmo em cidades de grande dimensão.

Noutras situações, frequentam montados e soutos, recorrendo às cavidades das árvores ou rochas para nidificar.como vivem...

Coruja-das-torres apresenta 35 subespécies distribuídas pela Europa, África, Ásia, Oceânia e América. Na Europa a espécie está presente em 36 países, desde a Península Ibérica até à Dinamarca, Polónia e Turquia.

Estima-seque o efectivo populacional se situe entre 120 000 e os 500 000 indivíduos. Em Portugal, estas corujas ocorrem deNorte a Sul do país e também na Ilha da Madeira. Na Península Ibérica asdensidades de Coruja-das-torres devem variar entre 1 e 50 casais por cada 50 Km2.
--------------------------------------------------------------------------------

como se reproduzem...

A Coruja não constrói ninho. Os ovos são depositados pela ave nos retiros sombrios onde costuma passar o dia, sobre um tapete de regurgitações.

As Corujas-das-torres são geralmente monogâmicas e cabe às fêmeas a incubação dos ovos, ficando os machos encarregues de trazer alimento. A postura pode variar entre os 2 e os 14 ovos, mas mais frequentemente situa-se entre 4 e 7. São postos com um intervalo de 2 dias o que se reflecte no desenvolvimento dos pintos. Inicia-se em Março/Abril e a incubação dura 30 ou 31 dias.Esta ave tem por hábito balançar-se para os lados e soprar ruidosamente, de formaa defender-se dos seus predadores.As crias permanecem no ninho entre 50 a 55 dias, e tornam-se independentes 3 a 5 semanas mais tarde. 50% dos juvenis morrem quando abandonam os pais. Reproduzem-se pela primeira vez com 1 ou 2 anos de idade.Em condições favoráveis podem fazer duas posturas por ano, sendo a segunda em Junho. Em anos maus podem não se reproduzir.
--------------------------------------------------------------------------------

como caçam...


Tal como outras aves de rapina nocturnas, a Coruja-das-torres consegue ver as suas presas emcondições de luminosidade muito reduzida.

Os seus olhos têm uma grande percentagem de células de luminosidade (claro/escuro) em relação às de cor.A plumagem da coruja amortece o ruído do bater das asas e possibilita um voo silencioso.

A Coruja-da-torres caça frequentemente em campos abertos e utiliza por vezes uma técnica muito particular:
percorre os terrenos semeados a baixa altitude equando detecta um roedor peneira para determinar a sua posição exacta, e deixa-se cair a prumo. Isto acontece a cerca de 2 metros de altura.

Experiências levadas a cabo em cativeiro mostram que estas aves conseguem capturar as suas presas em condições de completa obscuridade,orientando-se exclusivamente pela audição. Os ouvidos são assimétricos, o que permite a detecção correcta dacoordenada vertical tal como da horizontal relativamente à fonte do ruído. Por isso é normal observar corujasem cima de postes - atalaia – tentando determinar o local exacto de um pequeno ruído feito pelas presas. A sua face em forma de coração funciona como uma parabólica ajudando a amplificar o som recebido.
--------------------------------------------------------------------------------

A coruja-das-torres alimenta-se essencialmente de ratos e musaranhos, mas também alguns pardais, rãs, lagartixas e insectos.´

Em época de reprodução uma casal de corujas caça cerca de 25 ratos por noite de que se alimentam...

Resultados da análise de 30 regurgitações recolhidas em 5-11-2002 na Quinta da Bemposta (Camarnal)Depois de comerem,as corujas regurgitam pelo bico uma massa ovoide que contem tudo aquilo que não pode ser digerido pela ave – ossos ,pelos, penas. A esta regurgitação dá-se o nome de plumada ou egagrópila.As plumadas que se encontram facilmente perto dos locais de pouso habitual das corujas, tem uma forma oval com um diâmetro maior entre 3 e 6 cm. A sua análise permite conhecer o regime alimentar destas rapinas,revelando uma população de pequenos mamíferos da região que de outro modo permaneceria invisível.
--------------------------------------------------------------------------------

A alteração das construções e arquitectura agrícola tradicional, tem provocado uma diminuição de locais para nidificação e descanso diurno de corujas. A instalação de caixas-ninho artificiais pode ser uma solução. O ideal será a manutenção e adaptação de locais que possibilitem a presença de corujas perto do Homem,sobretudo em áreas agrícolas. Pode-se assim beneficiar do importante papeldesta ave no controle de roedores.

As ameaças às populações das aves de rapina estendem-se desde a poluição e redução dos habitates naturais ao abate por caçadores e à caça furtiva, inclusive de ninhos (para a falcoaria).Nalguns casos, os pesticidas e adubos agrícolas entram nos circuitos da cadeia alimentar e podem ameaçar com gravidade certas espécies, por exemplo, fragilizando-lhes a casca dos ovos, impedindo a sua reprodução.Quanto aos caçadores, por ignorância muitos deles acreditam que estas aves lhes arruinam a caça, o que não é verdade uma vez que se alimentam essencialmente de ratos.O choque com automóveis é frequente pois o seu voo é lento e baixo.A conservação das corujas passatambém pela protecção do seu habitat - as áreas agrícolas e decampo aberto.
--------------------------------------------------------------------------------


Sem comentários: