.jpg)
2.jpg)
3.jpg)
4.jpg)
Gamo, Cervus dama, é o Cervídeo mais abundante na TNM (ultrapassa os 300 indivíduos) e também o mais sociável com o ser humano.
Tal como a maioria dos Cervídeos, só os machos possuem hastes que nesta espécie são espalmadas. As hastes são estruturas ósseas de crescimento descontínuo, que caem anualmente na Primavera, crescendo de imediato umas novas, que atingem o seu tamanho máximo em finais do mês de Julho.
Durante o Outono, os machos adultos lutam entre si pela posse das fêmeas. Durante esta altura, emitem roncos aos quais se chama brama. A brama tem como objectivo despertar a atenção das fêmeas e dissuadir machos concorrentes.
As crias, normalmente 1 por fêmea, nascem em meados de Maio/Junho, após cerca de 7 meses de gestação.
Possui duas pelagens ao longo do ano: a de Inverno de tons escuros e homogénea e a de Verão de tons mais claros e mosqueada.
É uma espécie herbívora que se alimenta essencialmente de erva, frutos, rebentos de árvores e de arbustos. Durante a época de Verão são colocados suplementos alimentares em estruturas próprias - comedouros.
Esta espécie é de fácil observação pois tem hábitos diurnos e circula por toda a Tapada. Para além disso, possuímos também alguns exemplares em cercado com o objectivo de facilitar as observações se as condições meteorológicas forem adversas.