Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus)




Podendo atingir os 70 cm de comprimento e os 150-180 cm de envergadura, esta é uma espécie imponente que pode ser observada bem por cima das copas das árvores, patrulhando o solo e o ar de toda a Tapada.

Alimenta-se essencialmente de aves de grande tamanho, tais como, pombos, rolas e gaios, e também de coelhos, roedores e répteis. Pode atacar outras rapinas de menor envergadura e até mesmo gaivotas.

Na Tapada de Mafra, inicia os seus voos nupciais por volta de Outubro/Novembro, regressando à área de nidificação onde reconstrói o ninho. Há mais de 15 anos que nidifica no Pinhal da Chanquinha, tendo já construído 3 ninhos diferentes, todos em árvores (pinheiros-bravos ou mansos de grandes dimensões).

A postura é normalmente feita em meados de Fevereiro, após cerca de 37-40 dias nasce uma cria, raramente duas. Na TNM só foram detectadas duas crias em 1997 e em 2005.

A cria faz os seus primeiros voos em meados de Maio, começando a ser observada na companhia dos progenitores por toda a área da Tapada. Por volta do mês de Setembro, é forçada a abandonar a área.

Esta rapina está classificada como Em Perigo, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Sem comentários: