Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Javali (Sus scrofa)





Representando a família dos Suídeos, esta espécie de hábitos essencialmente crepusculares e nocturnos, abunda e circula por toda a TNM.

Os machos são mais corpulentos que as fêmeas e possuem os dentes caninos mais salientes (sobressaem na beiçada - navalhas e amoladeiras).

Dependendo da idade, os javalis possuem vários tipos de pelagem: nascem com listas escuras longitudinais sendo assim designados por “listados”. A partir dos 6 meses, vão perdendo progressivamente as listas ficando acastanhados. Por volta de 1 ano de vida, ficam mais escuros, de tons cinzentos a pretos.

São animais omnívoros que remexem o solo à procura de sementes, frutos, raízes, tubérculos e pequenos invertebrados. Também são oportunistas podendo caçar coelhos, répteis, roedores e alimentarem-se de mesmo de cadáveres (mais intenso na época de verão em que os outros alimentos escasseiam).

As crias, em número de 1-10, nascem no final do Inverno, início da Primavera, após cerca de 4 meses de gestação. Os nascimentos ocorrem em abrigos especiais que as progenitoras constroem.

Sem comentários: